(Fotos: Jadilson Simões)
Os especialistas em políticas públicas e gestão governamental de Sergipe, mais conhecidos como gestores governamentais, foram homenageados nesta terça-feira, 19, com uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A iniciativa, de autoria do deputado estadual Adailton Martins (PDT), fez parte das comemorações do Dia do Gestor Governamental, celebrado anualmente no dia 30 de agosto. Em Sergipe, 75 profissionais oriundos de dois concursos públicos estão distribuídos em 13 órgãos da Administração Estadual.
O evento, realizado no Plenário da Alese, foi aberto pelo deputado Adailton Martins. Em seguida, a gestora governamental Adelaide Monteiro, presidente do Sindicato dos Integrantes da Carreira Pública do Estado de Sergipe (Singeps), apresentou a histórico, a função e as principais realizações da carreira em Sergipe, assim como destacou a importância dos gestores governamentais para a profissionalização e a modernização da gestão pública.
“A carreira foi criada, em nível federal, no ano de 1986, para dotar o Estado de servidores com sólida formação acadêmica e experiência profissional no intuito de profissionalizar e modernizar a máquina pública. Em Sergipe, a criação da carreira ocorreu somente no ano 2000 e, atualmente, temos 75 gestores governamentais atuando, de maneira crucial, na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, que afetam diretamente a vida de milhões de cidadãos. Eles são os responsáveis por traduzir as visões e metas do governo em ações concretas que impactam positivamente a vida de todos nós”, explicou Adelaide Monteiro.
A sessão especial também contou com palestra do gestor governamental Lucas Pedrosa, que falou sobre o futuro da gestão pública e o papel dos gestores governamentais. “Nesse contexto de desenvolvimento tecnológico, a nossa carreira tem um papel fundamental, não só no estado de Sergipe, mas em todo o país, de ajudar os tomadores de decisão, ou seja, o primeiro escalão e o chefe do Poder Executivo, no sentido de conseguir desenvolver diretrizes para melhor agir diante das novas tecnologias e extrair delas a maior quantidade possível de benefícios para a sociedade. É o Estado, com auxílio dos gestores governamentais, que tem a responsabilidade de desenvolver políticas públicas, desde a formulação, implementação e monitoramento, visando o bem-estar da coletividade”.
Propositor da sessão especial, o deputado Adailton Martins destacou a importância da profissão para o serviço público. Ele afirmou que um governo só consegue sucesso com gestores governamentais trabalhando no dia a dia das prestações do serviço. “No mundo moderno, devido à importância e a responsabilidade da administração pública, é necessário que tenhamos gestores governamentais. Aqui, nós explanamos para a população em geral a importância deste trabalho. E estamos vendo o Governo dando certo porque temos os gestores governamentais competentes ao lado do governador Fábio Mitidieri conduzindo este Estado”, avaliou o parlamentar.
Dia do Gestor Governamental
A data que homenageia os gestores governamentais de Sergipe foi instituída em 2022, pela Lei 9.086, baseada no projeto de lei do vice-governador Zezinho Sobral, que na época era deputado estadual. O dia 30 de agosto foi escolhido em alusão à data em que os candidatos aprovados no primeiro concurso público da carreira em Sergipe tomaram posse nos cargos. O Dia do Gestor Governamental faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe e permite que Governo e Alese possam realizar homenagens e também ações que fomentem o debate sobre a melhoria da gestão pública no âmbito estadual.
Por Nara Barreto e Verlane Estácio/Ascom